plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$

home
ANTES ERA 25 DE MARÇO

Por que o Ano Novo é em 1º de janeiro? Descubra a história!

O imperador Júlio César e o papa Gregório 13 são os principais responsáveis pela adoção do calendário que determina 1º de janeiro como Ano Novo. Saiba mais!

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Por que o Ano Novo é em 1º de janeiro? Descubra a história! camera Comemoração de Ano Novo em 1º de janeiro se deve a festivais romanos e a calendários de Júlio César e de papa Gregório XIII | Getty Images / BBC News Brasil

Você já imaginou comemorar o Ano Novo, celebrar a virada do ano, no dia 25 de março? O que hoje soa como totalmente estranho, um dia foi realidade. Cristãos na Idade Média comemoravam a chegada do novo ano nesta data.

Todos os anos a maioria da população mundial celebra a virada de ano no dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Mas, você já se perguntou por que o Ano Novo sempre acontece nessa data?

A comemoração ocorre na virada de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro porque a maior parte dos países seguem o calendário gregoriano, que foi estabelecido pelo papa Gregório 13.

No entanto, o imperador romano Júlio César também merece os devidos créditos, já que antes do calendário gregoriano, em 46 a.C, implementou o calendário juliano.

Veja também:

Conforme apontam alguns estudiosos, na época foi estabelecido o calendário juliano, que definiu 1º de janeiro como o Ano Novo, pois para os romanos, essa era uma data importante por conta do deus Janus, um deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições. "É associado a olhar para frente e para trás", explica Diana Spencer, professora da Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

"Então, se há um momento no ano em que se deve decidir que 'aqui começamos de novo', é lógico que seja esse." Também coincide com o tempo na Europa quando os dias começam a se alongar após o solstício de inverno.

Julio César impôs o novo calendário, designando janeiro, em homenagem ao deus Janus, como o primeiro mês do ano
📷 Julio César impôs o novo calendário, designando janeiro, em homenagem ao deus Janus, como o primeiro mês do ano |Getty Images / BBC News Brasil

"Para Roma, isso tinha uma ressonância poderosa, porque acontece depois daqueles terríveis dias curtos, quando o mundo está escuro, frio e nada cresce", diz a professora.

No entanto, após a queda do império romano na Idade Média, em 5 d.C, o cristianismo se estabeleceu e muitos cristãos queriam que o Ano Novo ocorresse no dia 25 de março, pois é a data que marca a aparição do arcanjo Gabriel à Virgem Maria, o qual anunciou que ela seria a mãe de Jesus.

Durante a Idade Média, o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano por meio de uma reforma feita pelo papa Gregório XIII em 1582.

Durante a Idade Média, a Igreja Católica preferiu marcar o Ano Novo em 25 de março, Dia da Anunciação
📷 Durante a Idade Média, a Igreja Católica preferiu marcar o Ano Novo em 25 de março, Dia da Anunciação |Getty Images / BBC News Brasil

O novo calendário corrigiu imprecisões no cálculo do ano solar, e o 1º de janeiro foi oficialmente consolidado como o início do ano civil.

Quando o calendário gregoriano passou a ser utilizado?

No século 16, o papa Gregório 13 estabeleceu o calendário gregoriano e restabeleceu o dia 1º de janeiro como Ano-Novo em todos os países católicos.

Mas, a Inglaterra, que professava a religião protestante, se rebelou contra a autoridade do papa e continuou celebrando a virada de ano em 25 de março até 1752, quando uma ação do Parlamento fez com que britânicos passassem a comemorar a data também em 1º de janeiro.

Atualmente, a maioria dos países segue o calendário gregoriano e por isso celebram a virada de ano em 1º de janeiro.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias