O cineasta e premiado diretor de sucesso de Hollywood, James Cameron, deu entrevista à rede ABC News e fez declarações interessantes sobre a morte dos 5 tripulantes do Titan, submersível que implodiu.
Cameron disse que o material provavelmente levou à "falha crítica" que ceifou a vida de cinco passageiros a bordo da nave. "Você não usa compostos para cascos que sofrem pressão externa. Eles são ótimos para cascos de pressão interna, como tanques de mergulho, por exemplo, mas são péssimos para pressão externa".
O diretor disse que os projetistas do submersível confiaram na engenharia de aviação em vez da tecnologia de submersão - uma abordagem que ele acredita ter levado à implosão durante uma visita aos destroços do Titanic.
"Todos nós dissemos que era, você sabe, uma ideia falha e eles não passaram pela certificação. Acho que foi uma falha crítica", afirmou.
Cameron argumentou que a fibra de carbono acumula danos a cada mergulho. "Eles falham com o tempo, cada mergulho adiciona mais e mais danos microscópicos. Então, sim, eles operaram o submarino com segurança no Titanic no ano passado e no ano anterior, mas era apenas uma questão de tempo até que os alcançasse."
Além de diretor de cinema, Cameron ganhou status de especialista no Titanic, já que realizou diversas expedições às profundezas antes de gravar a superprodução. Ele se diz um apaixonado em naufrágios e disse que esse foi o principal fator para fazer o filme.
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Além disso, Cameron é um dos donos da Triton Submarines, que faz submersíveis para pesquisa e turismo.
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, que morreu no submersível, afirmou anteriormente que a fibra de carbono era preferível a alternativas como o titânio.
A OceanGate disse que "validou com sucesso" o casco de titânio e fibra de carbono de Titan a uma profundidade de 4.000 metros, de acordo com um post de 2018 no Facebook.
O CASO
O submersível, apelidado de "Titan", submergiu na manhã de domingo, 18 de junho. Os turistas queriam ver os destroços do Titanic, localizado no Atlântico Norte.
O barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com ele cerca de uma hora e 45 minutos mais tarde, segundo a Guarda Costeira dos EUA.
Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição. São eles: Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.
Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição. São eles: Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.
O submersível foi dado como desaparecido a cerca de 700 quilômetros ao sul de São João da Terra Nova, capital da província canadense de Terra Nova e Labrador, segundo as autoridades canadenses, na área onde ocorreu o naufrágio do Titanic, em 1912.
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