Começou nesta sexta-feira (26), o 12º Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia (Topam). Com a participação de mais de 122 pescadores esportivos, o município de Tucuruí, sudeste do estado, volta a sediar um dos eventos pesca esportiva mais emblemáticos da região amazônica.
A cerimônia de abertura ocorreu hoje pela manhã na sede náutica da Aseel, no porto do Km 11, com a presença de autoridades e o prefeito Alexandre Siqueira, que deu as boas-vindas aos competidores.
O prefeito destacou a importância do evento que contribui para a promoção da preservação ambiental e do turismo na região do Lago de Tucuruí.
A realização do Topam é do Instituto Centro de Apoio Humanitário da Amazônia (ICAHAM) com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Tucuruí e Eletronorte - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A.
Até o próximo domingo (28), 43 equipes percorrerão lago da Usina Hidrelétrica em busca de capturar o maior Tucunaré, espécie que é a cara da região e objeto de desejo dos pescadores devido à sua beleza, esportividade, agressividade e grande dificuldade de captura.
Nos quatro dias de evento, são realizadas palestras sobre manuseio responsável, pesca esportiva e outras técnicas da atividade. As palestras são com Rubens de Almeida Prado (SP), mais conhecido como Rubinho, especialista do segmento. Podem participar população local e pescadores.
Veja também:
Falência? Manoel Gomes sofre golpe e vai parar na delegacia
É hoje! Clube do Remo e Águia de Marabá decidem o Parazão
Evento vai reunir cerca de 300 ciclistas de vários estados
Durante os quatro dias do evento, também se apresentarão as atrações musicais Thiago Castro; grupo Thom Auê; Arthur Espíndola; The Bregas; SambaTuc; Igor Nemo; Simplicidade; Primatas; e a banda Sayonara, maior destaque da programação cultural.
O Topam reúne pescadores esportivos de todo o país e havia estava paralisado há 16 anos. Em 2003, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) reconheceu o evento como Ícone da Pesca Esportiva no Brasil.
Torneio Infanto-juvenil
Além da programação principal, haverá competições para o público infanto-juvenil, com a realização da sétima edição do torneio para crianças ribeirinhas, moradores das ilhas e filhos de pescadores profissionais.
Serão ministradas oficinas educativas sobre pesca e meio ambiente e a direção do evento espera envolver cerca de 4 mil crianças. O compromisso com elas é envolvê-las em um processo de inclusão socioeducativo e de entretenimento.
O número de participantes no torneio é de 500 a 800 competidores. A competição será na modalidade de pesca de barranco.
Comentar