plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

home
TUCURUÍ

Inclusão de pessoas com autismo é tema de audiência pública 

Objetivo da audiência é discutir estratégias para garantir mais qualidade de vida a pessoas com o transtorno

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inclusão de pessoas com autismo é tema de audiência pública  camera O encontro reuniu dezenas de pessoas no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) | Reprodução

Representantes de entidades de classe, autoridades e lideranças da sociedade civil organizada de Tucuruí, sudeste do estado, se reuniram na última terça-feira (9) em uma audiência pública para tratar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro reuniu dezenas de pessoas no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) para discutir e reforçar a importância da inclusão de pessoas com autismo em todos os âmbitos da sociedade.

A audiência foi promovida pelo Ministério Público em conjunto com o Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará – Ideasp.

O autismo é tratado como uma deficiência com atraso na aquisição de aptidões na comunicação, socialização, adaptativas e ocupacionais que interferem no desenvolvimento dessas pessoas. Está enquadrado nas leis nº 12764/2012 e nº 13145/2015 que dispõem de dispositivos que amparam essas pessoas e garantem direitos.

A audiência foi promovida pelo Ministério Público e Ideasp
📷 A audiência foi promovida pelo Ministério Público e Ideasp |Reprodução

No entanto, muitas pessoas não as conhecem e, por isso, a falta de informação gera conflitos na busca por melhores condições na qualidade de vida dos autistas e, também, dos pais e familiares.

Segundo Alessandra, as leis garantem diversos direitos, como passe livre no transporte público, dedução no imposto de renda, benefícios assistenciais no INSS e cobertura de planos de saúde. Esse último direito é um dos conflitos expostos pela promotora Graziela, na ocasião.

Genilsa Souza, presidente do Ideasp, explica que o objetivo da audiência é discutir estratégias para garantir mais qualidade de vida a pessoas com autismo, uma condição que afeta cerca de 2% da população brasileira. “Incluir é muito importante e este é um momento para cobrar políticas públicas que contemplem as famílias que enfrentam diariamente essa realidade”, declara a presidente.

O promotor de justiça Francisco Charles Pacheco, destaca que a inclusão é um direito de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, psicológicas ou sociais.

Genilsa Souza, presidente do Ideasp,durante a audiência pública
📷 Genilsa Souza, presidente do Ideasp,durante a audiência pública |Reprodução

LEIA TAMBÉM:

+ Equipamentos de 40 anos serão substituídos na hidrelétrica

+ Empresários e órgãos de segurança discutem nova legislação

Ele relata que o município tem avançado no atendimento aos públicos com deficiências, mas ele enfatiza que é preciso criar uma rede de apoio que envolva escolas, profissionais da saúde, familiares e a sociedade para garantir a inclusão plena das pessoas com autismo e outras especificidades.

O público presente aproveitou para relatar as situações que passam com filhos autistas nas escolas e outros locais de Tucuruí. “No geral, o trabalho não é feito da forma que deveria e faltam profissionais qualificados para lidar com o autista. E isso gera mais angústia para pais e cuidadores. Espera-se que novas ações sejam implementadas para garantir que as pessoas com autismo sejam valorizadas e tenham seus direitos plenamente respeitados.”, aponta a presidente do Ideasp.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias