Neste domingo 20 de novembro é comemorado em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra. A data tem importante significado no calendário escolar, a partir da influência dos povos africanos na história do Brasil e pelas ações de combate ao racismo e a discriminação.
Na cidade de Redenção, no sul do Pará, a Secretaria Municipal de Educação promoveu por meio das escolas municipais, inúmeras ações alusivas ao dia. As ações foram realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, em diversas escolas do Ensino Fundamental.
A Escola Maria Conceição Corrêa foi uma das unidades escolares que desenvolveram uma programação de valorização da História e Cultura Afro-Brasileira.
A programação contou com apresentações de danças, desfile da beleza negra, socialização de trabalhos confeccionados pelos alunos, comidas típicas, capoeira, exposição de pinturas, painel de artes e outras atrações culturais.
Veja também:
Militar atira em colega dentro do Ministério da Defesa
Dia Nacional de Combate ao Aedes é celebrado neste sábado
MP contesta lei que limita o número de mototaxistas em Canaã
Para o professor Jarrier Alves, o principal desafio do projeto foi mostrar para os alunos e demais participantes do projeto, a importância da cultura afro, a importância de combater o racismo e a desigualdade social. “Nós acreditamos muito na importância desse tipo de ação porque é a partir daqui que se constrói o conhecimento necessário para combater o preconceito, a discriminação e o racismo, ainda existente no século XXI”, destaca o professor.
BELEZA NEGRA
Com o objetivo de empoderar a beleza negra e despertar a autoestima dos alunos, a escola promoveu um desfile, para eleger o garoto e a garota negra, onde o piso da quadra de esportes da escola, tornou-se passarela para o desfile dos estudantes que usaram vestimentas e pinturas corporais da cultura africana.
A aluna Pamela Cristina Silva, destacou a realização do evento. “Eu me sinto maravilhada em poder participar de uma escola que se preocupa com o respeito a diversidade, penso que é muito importante essa diversidade começar na escola, para os alunos crescerem sabendo que não existe cor, que somos todos iguais uns aos outros, todos temos caráter e é isso que nos define”, disse a aluna.
O Dia da Consciência Negra é celebrado na data da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um dos grandes líderes quilombolas do país e teve um papel fundamental na luta e na resistência contra o sistema escravagista da época. (Dinho Santos)
Comentar