A Vigilância em Saúde de São João do Uruguai descartou a possibilidade de contaminação por ácido sulfúrico no Rio São João da Araguaia, no Pará. A suspeita surgiu após o aparecimento de um tambor no rio, levantando preocupações entre ribeirinhos sobre uma possível relação com o acidente envolvendo carretas que despencaram de uma ponte no estreito do Maranhão.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, Elizone Vieira Santana, equipes da Vigilância e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizaram vistorias no local após serem informadas do ocorrido. "Queremos tranquilizar a população: não há confirmação de contaminação por ácido sulfúrico", afirmou. Ela explicou que as análises apontam para outra hipótese, envolvendo o descarte irregular de tambores utilizados na aplicação de agrotóxicos por drones.
Veja também:
- Pescadores encontram galões de veneno no rio Tocantins
- Dengue tipo 3 volta a circular no Brasil após 17 anos
- Concurso de Canaã dos Carajás é temporariamente suspenso
O tambor foi encontrado por um casal durante uma pescaria, que relatou não ter identificado peixes mortos na área. Contudo, orientados pela associação local, interromperam o consumo da água e a pesca no rio. A Vigilância em Saúde segue monitorando a situação e busca soluções para os descartes irregulares na região. "Estamos comprometidos em acompanhar e solucionar essa questão, garantindo a segurança da comunidade", concluiu Elizone. (Com informações de Michel Garcia).
Comentar