plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$

home
PARCERIA CODEC E ESTADO

Seminário debate desenvolvimento de São Geraldo do Araguaia

Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará realizou seminário para discutir os processos para alavancar a cadeia produtiva de São Geraldo do Araguaia no sudeste paraense

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Seminário debate desenvolvimento de São Geraldo do Araguaia camera Ponte que liga São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO) vai agilizar logística entre os estados | Reprodução

O município de São Geraldo do Araguaia, localizado no sudeste do Estado, possui exuberantes belezas naturais, entre elas, a Serra das Andorinhas, uma das áreas de proteção ambiental mais ricas em biodiversidade do país, e a Praia da Gaivota, que vêm atraindo um considerável fluxo de pessoas, demonstrando a força do ecoturismo para a economia do município.

Apesar de estar em franca ascensão, essa cadeia produtiva ainda necessita de políticas públicas e de infraestrutura para alavancar os índices de desenvolvimento socioeconômicos da localidade.

Para discutir a implementação de ações do Estado que possam colaborar com esse objetivo, nesta quinta-feira (22), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), a Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado e a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia realizaram um Seminário de Desenvolvimento Econômico para um público de empresários e lideranças políticas e da comunidade.

O evento, organizado pela prefeitura, reuniu o setor produtivo, entidades do sistema S, representantes de instituições bancárias e governamentais com o propósito de apresentar a parceria celebrada com a Codec este ano, e de que forma a Companhia poderá colaborar para impulsionar a economia local, em parceria com os demais agentes envolvidos.

+ IBGE: assinado contrato com banca para mais 325 vagas

“A Codec está aqui, por determinação do governador Helder Barbalho, para somar esforços. A parceria firmada com a prefeitura este ano tem foco na melhoria do ambiente de negócios e nos investimentos", explicou Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, que, na ocasião, representou o titular da pasta, Lutfala Bitar."

Vamos levantar quais são os ativos econômicos de São Geraldo, além do turismo, que está pronto para ser explorado, além das outras vocações. Isso é fundamental. O desafio aqui é compreendermos o diagnóstico dessa nossa região aqui, lembrando sempre que não estamos falando só no desenvolvimento de negócios industriais. Podemos vir a implementar uma Área Econômica Incentivada mais abrangente, que atenda a outros setores além do industrial”, explicou.

Seminário de Desenvolvimento Econômico foi realizado para empresários, lideranças políticas e comunidade.
📷 Seminário de Desenvolvimento Econômico foi realizado para empresários, lideranças políticas e comunidade. |Igor Nascimento/Ascom Codec

Rodrigues abriu o diálogo com o público presente no evento com uma apresentação completa sobre a Codec, incluindo sua missão e objetivos, além do papel da instituição na estrutura do Governo do Estado. “A Codec trata de qualquer tipo de atividade econômica que o investidor queira desenvolver no Estado. Somos a porta de entrada para os investimentos e trabalhamos em parceria com as secretarias estaduais no sentido de colaborar com a implementação de políticas públicas que melhoram o ambiente de negócios, para que a Codec possa entrar em seguida com a atração de negócios para o Estado.”, explicou.

+ Quatro são presos por comércio de ouro e trabalho escravo

Entre as entregas previstas pela Codec, que está implementando o Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo no município, está a elaboração de um diagnóstico socioeconômico, o levantamento de potencialidades locais, a elaboração do Guia do Investidor e a proposição de uma lei municipal de incentivos fiscais, que poderá reforçar a estratégia de atração de investimentos.

Jefferson Oliveira, prefeito de São Geraldo, está otimista com o futuro do município, a partir de obras que estão sendo implantadas e da parceria com o governo. “São Geraldo está vivendo a sua melhor época. Com a finalização da construção da ponte e com a entrega recente da subestação de energia, o otimismo da classe empresarial está muito grande em relação ao futuro", enfatizou.

"Com a vinda da Codec, essa articulação com o governo do Estado, acrescentou ainda mais estímulo aos nossos empreendedores a investir cada vez mais na nossa cidade e não somente isso, a Codec e o nosso governo municipal, fazendo um trabalho a curto, médio e longo prazo, São Geraldo vai certamente atrair grandes investimentos e grupos empresariais que vão gerar emprego, renda e desenvolvimento aqui, então esse evento de hoje foi o pontapé inicial para alavancar a economia local e do Estado”, disse.

FUTURO PROMISSOR

Para o titular da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon, a realização do seminário aponta caminhos para o futuro com a fundamental presença da sociedade. “Este é um momento importante para o futuro de São Geraldo. Estamos aqui representando o Governo do Estado, juntamente com a Codec, em parceria com a prefeitura e com a presença de vereadores, sociedade civil, comerciantes e empresários discutindo o planejamento para o futuro deste município. Essa é uma discussão que começa olhando pelo presente, relembrando as obras já feitas aqui pelo governo Helder Barbalho e o que estamos já trabalhando em termos de infraestrutura para que possamos dotar São Geraldo de tudo o que é necessário para o seu desenvolvimento”, disse.

Ponte ligará o Pará ao Tocantins

São Geraldo do Araguaia, localizado na divisa do Pará com o Estado do Tocantins, deverá ter em breve um reforço logístico, principalmente para o escoamento do que é produzido no Pará para outros estados do país. A ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará o município de Xambioá (TO) a São Geraldo, de 1,7 mil metros, é uma obra do governo federal, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com previsão de entrega para o 1º semestre de 2024.

+ Mudança na lei afeta motociclistas e você precisa correr!

A obra é considerada fundamental para o desenvolvimento social e econômico de São Geraldo do Araguaia nos próximos anos. Com a liberação do tráfego pela ponte, e com o desenvolvimento da parceria com o Estado, a gestão municipal acredita que grupos empresariais de diversos segmentos deverão procurar o município para investir.

Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec
📷 Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec |Igor Nascimento/Ascom Codec

A execução da obra contou o apoio e articulação do então Ministro da Integração Nacional e atual governador do Pará, Helder Barbalho, que colaborou, ainda, para a união de esforços entre as bancadas de parlamentares do Pará e do Tocantins para a garantia dos recursos necessários.

Expectativa do setor produtivo

Ricardo Silva, gerente da principal loja de móveis e eletrodomésticos em São Geraldo, compareceu ao evento porque considera importante discutir o futuro do município. “Nós estamos aqui ansiosos para o crescimento e para o desenvolvimento do município, tanto que o proprietário da nossa loja já está projetando sairmos de uma loja de 1800 m² para um outro espaço de 8 mil m², já agora no final deste ano, então a gente vê que a chegada da Codec aqui neste momento é de suma importância, tendo a certeza do sucesso dos projetos aqui apresentados pela prefeitura e pelo governo do Estado”, explicou.

+ Marabá sedia eventos regionais das APAES durante dois dias

“A conclusão da ponte é uma das nossas maiores expectativas, tanto que esse é um dos motivos de estarmos ampliando o nosso espaço físico, justamente para atender as demandas que virão. Atualmente, somos uma empresa que hoje tem 17 lojas espalhadas em 4 estados, e que aqui em São Geraldo terá, em breve, uma de suas maiores lojas”, concluiu.

Luzimar Cavalcante, proprietário de uma indústria de cerâmica, “Esse evento demonstrou que o nosso município tem visão de futuro, tem muitos potenciais a serem desenvolvidos, basta que isso seja melhor explorado a partir de investimentos. Nós, por exemplo, já estamos planejando uma ampliação da nossa empresa, aumentando a nossa capacidade para atender uma clientela maior e gerando mais empregos em São Geraldo”, adianta.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias