O município de Jacundá, distante cerca de 114 quilômetros de Marabá no sudeste paraense, vai receber uma Audiência Pública para tratar da atual situação do fornecimento de água para o município.
A audiência pública tem como objetivo promover a discussão sobre a relação da empresa com a sociedade local, em particular com os consumidores. A concessionária Jacundá Ambiental enfrenta desafios como a alta inadimplência, a resistência de potenciais clientes em se conectarem à rede de abastecimento e queixas relacionadas à cobrança da taxa de disponibilidade. Serão discutidas possíveis soluções e melhorias nesses aspectos durante a audiência.
A primeira Audiência Pública que será realizada nesta sexta-feira (2) terá como foco principal o fornecimento de água pela concessionária Jacundá Ambiental, intermediada pelo Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania do Pará (Cejusc) de Marabá. Alguns dos temas que serão discutidos durante a audiência são a qualidade da água, investimentos realizados pela empresa e cobranças judiciais.
Veja também:
Sogro atira contra o próprio genro após discussão no Pará
Setur promove oficina de apoio à gestão do turismo em Marabá
Motorista morre em grave colisão entre automóveis na BR-230
Entre os convidados com presença confirmada, destaca-se Luana Pretto, Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil. O Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos principais municípios do país desde 2009, com o objetivo de evidenciar a realidade do saneamento básico, um problema histórico no Brasil. Luana Pretto apresentará uma análise aprofundada dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano de 2021, com base em um relatório publicado pelo Ministério das Cidades.
Além de Luana Pretto, outras figuras de destaque estarão presentes na audiência, como a juíza Adriana Divina da Costa Tristão, a Promotora de Justiça Lílian Viana Freire, o Defensor Público José Érickson Ferreira Rodrigues, o presidente da Câmara de Vereadores Josimar Tomaz Lima, os vereadores Wilson Soares Rosa e Daniel Siqueira Neves, o gerente de contrato da Jacundá Ambiental Douglas dos Reis dos Santos, o presidente da empresa Ricardo Coifman e o advogado Jhonata Oliveira. (Com informações de Antônio Barroso, de Jacundá)
Comentar