Município pioneiro na região sul do Pará, Conceição do Araguaia celebra 126 anos de emancipação política-administrativa nesta sexta-feira, 14. A cidade localizada nas proximidades da divisa do Pará com o Tocantins é banhada pelo belo Rio Araguaia e deu origem a vários outros municípios da região.
Até 1983, Redenção, Rio Maria e Xinguara pertenciam ao município de Conceição do Araguaia.
Conceição do Araguaia foi fundada no dia 14 no ano de 1897 pelo missionário francês Frei Gil Vilanova. Ao longo de sua centenária história o município se desenvolveu admiravelmente, inclusive atraindo significativos investimentos em áreas como turismo, mineração, agricultura, pecuária, piscicultura, serviços e outros setores, porém sem perder sua essência de cidade interiorana e pacata, o que, diga-se de passagem, é motivo de muito orgulho para os conceicionenses.
Além disso, a cidade já foi em diversas ocasiões referência no Estado Pará, e eventualmente no Brasil, pelos seus valorosos talentos artísticos, culturais e esportivos - e suas exuberantes belezas naturais peculiares do Rio Araguaia, que tanto encanta os conceicionenses e visitantes, inclusive do exterior.
Veja também:
Seduc abre PSS para professores com salários de R$ 3.864,86
Vídeo: usuários reclamam de falta de medicamentos em Marabá
Empresa vai contratar pelo menos mil profissionais este ano
Durante o veraneio amazônico, especialmente no mês de julho, o turismo da cidade é reforçado pelas belas praias das Gaivotas e Verde, formadas por bancos de areias da baixa do nível do rio Araguaia, atraindo turistas de todo o Brasil e até mesmo de outros países.
Conceição do Araguaia tem uma importância estratégica na região sul paraense, sendo sede de vários órgãos federais como Incra, INSS, Caixa Econômica Federal, e estaduais, como 12º Centro Regional de Saúde, Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) e outros, incluindo instituições de ensino superior, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que proporcionam formação acadêmica de jovens para o mundo de trabalho.
Programação
Em comemoração à data, a Prefeitura realizou na manhã desta sexta desfiles com alunos das escolas municipais e apresentações artísticas e culturais na Praça da Bíblia, no centro da cidade. Um bom público prestigiou a celebração. (Sandra Regina)
Comentar