plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$

home
CULTURA POPULAR

Junina transforma alunos em cidadãos conscientes em Marabá

Fundada por jovens católicos, quadrilha incentiva bom desempenho escolar, valores familiares e participação comunitária.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Junina transforma alunos em cidadãos conscientes em Marabá camera Para participar, os dançarinos precisam estar matriculados na catequese, além de manter boas notas e bom comportamento em casa. | Ascom / Prefeitura de Marabá

Muito além de promover uma expressão cultural, as festas juninas de Marabá também são espaços de formação cidadã. Um exemplo disso é a quadrilha Fogo no Rabo Mirim, que tem entre suas exigências para os brincantes o bom desempenho escolar, a participação em atividades religiosas e o fortalecimento dos laços familiares.

Criada em 1990 por jovens da Igreja Católica, a junina surgiu com o propósito de evangelizar, reforçar os valores familiares e acompanhar de perto a vida escolar das crianças. Hoje, os pequenos dançarinos precisam estar matriculados na catequese, ter boas notas e manter um bom comportamento em casa para poderem participar.

"A Fogo no Rabo observa a questão social, de preparar o cidadão. Para evangelizar, a gente trabalha valores familiares e acompanha o desenvolvimento na escola. Conversamos bastante com os pais sobre a evolução das crianças em casa e no colégio. Por meio da educação, você forma o cidadão", afirma Ademar Dias, fundador e coordenador da quadrilha.

Ademar Dias, fundador e coordenador da Quadrilha Junina Fogo no Rabo.
📷 Ademar Dias, fundador e coordenador da Quadrilha Junina Fogo no Rabo. |Ascom / Prefeitura de Marabá

Veja também:

A estudante Alicya Macena, de 9 anos, é um exemplo desse compromisso. Ela vai se apresentar pela segunda vez no grupo e conta que se inspira na irmã mais velha, Maysa, que também foi dançarina e hoje é catequista. "Eu me sinto acolhida, me sinto bem dançando. Sei que preciso ir bem na escola para poder participar. Quero muito dançar e ser campeã", diz.

A estudante Alicya MAcena, de 9 anos, se prepara para a sua segunda apresentação com o grupo.
📷 A estudante Alicya MAcena, de 9 anos, se prepara para a sua segunda apresentação com o grupo. |Ascom / Prefeitura de Marabá

A família Macena acompanha de perto o envolvimento das filhas na quadrilha. Para Francisca Macena, mãe de Alicya, o trabalho da Fogo no Rabo traz segurança e aprendizado. "Quando deixamos nossos filhos aqui, sabemos que estão sendo bem cuidados. Além de brincar, eles aprendem sobre Deus e sobre responsabilidade", comenta.

Uelson Macena, pai das meninas, reforça a importância da educação. "O foco na escola é fundamental. Esse compromisso vai além da dança, é para a vida inteira. A junina já deve ter tirado muitas crianças de um caminho errado nesses anos todos", avalia.

Para Maysa, de 15 anos, que agora ajuda na catequese, a experiência na quadrilha foi transformadora. "Dançar aqui nos ensina a ir bem na escola, buscar uma profissão e ficar longe de caminhos ruins. A quadrilha ajuda a formar pessoas melhores o ano inteiro", conclui.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias