O desaparecimento de um familiar ou amigo é um fenômeno bem mais complexo e doloroso do que a própria morte. Afinal, quando há pessoas desaparecidas, sempre existe a esperança de que voltem a qualquer momento. O luto pelo desaparecido é adiado todos os dias.
A cada hora, sete pessoas desapareceram no Brasil em 2021. São mais de 200 mil desaparecidos de 2019 a 2021, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É como se um avião sumisse do radar diariamente.
Em Marabá, no sudeste do estado, 582 desaparecimentos foram registrados pelo Disque Denúncia do Sudeste do Estado, de 2020 até maio deste ano. A maioria são mulheres. A ONG tem um programa que confecciona os cartazes das pessoas desaparecidas.
De acordo com a gerente operacional do Disque Denúncia Sudeste do Pará, Joelma Aquino, a ONG atende vários municípios da região, entre os quais Marabá, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, Itupiranga e Canaã dos Carajás.
“A gente já confeccionou quase 600 cartazes de pessoas desaparecidas e deste total, temos um percentual de 30% de pessoas localizadas, encontradas vivas e aquelas que infelizmente foram encontradas mortas”, ponderou.
Joelma Aquino ressalta, entretanto, que muitas famílias solicitam a confecção dos cartazes e quando essa pessoa é localizada elas se esquecem de procurar a delegacia e informar.
LEIA TAMBÉM:
+ Jovem é encontrado com vida após 10 dias desaparecido
+ Criminoso disfarçado de entregador mata jovem em Marabá
Um dos casos recentes de desaparecimento é de Francisco Costa, mais conhecido como Seu Chico, de 63 anos, que desapareceu no último dia 14 de março. Imagens de câmeras de segurança registraram o idoso andando de madrugada em uma rua da Folha 33, na Nova Marabá.
Quem tiver informações que levem ao paradeiro de Seu Chico e de tantos outros desaparecidos podem entrar em contato com o Disque Denúncia do Sudeste do Pará, através do (94) 3312-3350. O sigilo é garantido.
“A ONG garante o anonimato de todas as pessoas que entram em contato. Hoje a gente conta com o atendimento através de uma plataforma, onde as pessoas podem estar entrando em contato que é 100% a garantia do anonimato”, finalizou a gerente operacional da ONG.
VEJA A REPORTAGEM DE ELIOENAY BRASIL DA RBATV
Serviço:
Disque Denúncia do Sudeste do Pará
Telefone fixo e WhatsApp:(94) 3312-3350
Comentar