Equipes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros continuam a força-tarefa para atender às famílias vítimas das cheias do rio Tocantins, na cidade de Marabá, na região Sudeste do Estado.
De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, Marabá tem 14 pontos de alagamento, com 3.600 famílias atingidas. Ainda segundo relatório publicado pela Defesa Civil, nesta segunda-feira (27), o nível do Rio Tocantins está diminuindo. Passou de 11,92 metros para 11,86 metros, acima do nível normal.
As equipes do Governo do Estado estão mobilizadas desde a última quarta-feira (22) e já somam 920 atendimentos. “Foi montado um ponto estratégico de ajuda no Grupamento do Corpo de Bombeiro de Marabá. Então, com o apoio da Defesa Civil Estadual, as pessoas que estão em abrigos são levadas de ônibus para esse local de atendimento”, informou Bruno Brasil, coordenador do projeto TerPaz Itinerante da Seac.
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As vítimas estão tendo acesso à emissão de RG, encaminhamento para certidão de nascimento e óbito, atendimento e apoio assistencial, além da entrega alimentos, kits de higiene e também orientação para cadastro de benefícios sociais, como o Programa Recomeçar, onde cada família pode receber um salário mínimo para garantir a aquisição de bens e materiais perdidos.
“Imediatamente quando ficamos sabendo do ocorrido, já nos disponibilizamos junto a prefeitura de Marabá para prestar auxílio devido. Para isso, mobilizamos todo o sistema que faz parte da Secretaria de Cidadania, junto aos órgãos parceiros, para que a gente pudesse prestar esse atendimento da melhor forma possível”, informou o secretário de cidadania, Igor Normando.
O serviço será realizado até esta terça-feira (28), no 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Marabá (5º GBM) que fica localizado na Rodovia Transamazônica, Km 01, Bairro Cidade Nova. A distribuição de senhas é realizada das 7h30 às 12h e o atendimento à população segue até às 18h.
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