O governador Helder Barbalho participou das celebrações pelos 27 anos de emancipação do município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, nesta segunda-feira (4). No Centro de Eventos da sede municipal, o chefe do Executivo estadual assinou protocolo de intenções e destacou as ações que o Estado vem realizando em Canaã, com reflexos no desenvolvimento da região, como as Usinas da Paz e a Rodovia Transcarajás.
À noite, durante as celebrações pelo aniversário, governo do Estado e as prefeituras de Canaã e Parauapebas, assinaram protocolo de intenções para construção do aeroporto de Canaã, execução da terceira etapa da Transcarajás e da pavimentação da Transcanadá, e duplicação da PA-160, entre Canaã e Parauapebas.
“Nós estamos aqui inovando em uma grande parceria entre governo do Estado e prefeituras de Canaã e Parauapebas pra fazer um grande plano de desenvolvimento para a região. Municípios que têm a mineração como principal base econômica se juntam para esse grande plano, para garantir que as estradas PA-160, Transcarajás e Transcanadá tragam esse grande desenvolvimento para Carajás”, frisou Helder Barbalho.
Ainda no final da tarde, o governador participou da entrega da rodovia VS 52, na zona rural de Canaã dos Carajás, ao lado da prefeita do município, Josemira Gadelha, e demais autoridades locais. A entrega da obra municipal fez parte da programação comemorativa.
TRANSPORTE E CIDADANIA
No município está sendo construída a Usina da Paz (UsiPaz), uma obra do Estado com a mineradora Vale, viabilizada por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro da empresa. A Usina será entregue ao governo pronta e equipada.
Além da UsiPaz, o governo iniciou em agosto as obras de pavimentação da PA-160, a Transcarajás. O trecho inicial da obra compreende quase 27 quilômetros, iniciando no município de Canaã dos Carajás até o entroncamento com a BR-155 (Posto 70).
“É uma parceria muito importante. O governador do Estado vindo aqui participar das celebrações do aniversário da cidade, assinando protocolo de intenções para construção do nosso aeroporto, Transcarajás, Transcanadá e também a duplicação da PA-160, tudo isso para trazer o desenvolvimento para nossa região”, disse a prefeita Josemira Gadelha.
O município de Canaã dos Carajás surgiu a partir da criação de um assentamento agrícola no Sudeste do Pará, em 1982. Mas foi em outubro de 1994 que o Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere) foi desmembrado do município de Parauapebas e ganhou autonomia político-administrativa, se tornando o município de Canaã dos Carajás.
A celebração foi encerrada com o show do cantor Xand Avião, para um público que lotou o novo espaço de eventos, no Bairro Ouro Preto. Apenas pessoas com comprovante de vacinação puderam adentrar o espaço.
Comentar