O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil tenham 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), iniciou nesta terça-feira (3) em Marabá, suas ações de conscientização em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa quer sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo.
Renata Silva, moradora de Marabá, referenciada para realizar exame de ressonância magnética na unidade do Governo do Pará, participou das ações de conscientização. "Encorajo todas as mulheres a fazerem seus exames de rotina. Nossa saúde é nosso maior tesouro, e devemos cuidar dela com todo o carinho, pois é através desse cuidado que garantimos uma vida plena e feliz. Juntas, somos mais fortes", explicou.
A médica Isabella Demes, que atua na unidade, explicou durante a iniciativa a importância do autoexame de mama. "Durante o banho ou em frente ao espelho, examine os seios mensalmente quanto a qualquer alteração de tamanho, formato ou textura. Observe também se há alterações na pele ou no mamilo. Utilize a palma das mãos para sentir os seios, em movimentos circulares, com uma leve pressão. Caso identifique algo diferente do habitual, não hesite em procurar um médico para uma avaliação mais detalhada", detalhou.
LEIA TAMBÉM:
+ Animal em extinção de 1 mm é encontrado em caverna do Pará
+ Vídeo: indígenas Parakanã ocupam sede do DNIT em Marabá
+ Regional realiza mais de 1.330 procedimentos cardíacos
Sensibilização
O Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Regional de Marabá, realizou na instituição ações de sensibilização da campanha Outubro Rosa. Sua equipe distribuiu material informativo e realizou palestras com o intuito de enfatizar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
Paula Rafael, coordenadora de atendimento de exames e consultas do hospital, destacou a relevância da campanha. "O outubro rosa assume um papel crucial na ampliação da conscientização sobre a saúde das mulheres e ressalta a necessidade de cuidados preventivos. Queremos que todas as mulheres se sintam empoderadas para realizar seus exames de rotina e priorizar sua saúde", enfatizou.
Comentar