Para a fluidez e andamento de forma segura das procissões do Círio de Nazaré 2023, o Comando Militar do Norte (CMN) divulgou nesta quarta-feira (3) a operação para a quadra nazarena, com destaque para a Trasladação e a a grande romaria do segundo domingo de outubro.
Ao todo, o efetivo de segurança será de 1.095 militares que irão atuar a partir da Romaria Fluvial, neste sábado (7), com um Ferry Boat que servirá de ponto de apoio, com médicos e enfermeiros à disposição, caso ocorra algum tipo de incidente durante o Círio das Águas.
Na Trasladação, 220 militares irão atuar no isolamento das estações da corda, em parceria com a Guarda de Nazaré, com objetivo de facilitar a fluidez da procissão que vai sair do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral Metropolitana de Belém.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ver-o-Peso vive grande expectativa para o Círio 2023
- Círio de Nazaré 2023 mobiliza o comércio das flores em Belém
- Terminal Hidroviário de Belém deve receber 14 mil pessoas
Já no domingo (8) do Círio, o Exército irá atuar em três pontos críticos da procissão: o primeiro será na avenida Portugal com a rua 15 de Novembro, onde o trecho será isolado para passagem da berlinda e clero, a fim de facilitar o atrelamento da corda, na Boulevard Castilhos França, que também terá apoio dos militares.
Quer mais notícias do Círio 2023? Acesse nosso canal no Whatsapp
Outro ponto será a Praça Santuário: parte que dá acesso à Basílica de Nazaré será fechada para passagem da romaria. Haverá uma barreira do Exército para facilitar a chegada da berlinda, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Além do Exército, a Marinha do Brasil e outros órgãos federais também irão atuar em parceria durante as romarias do Círio 2023.
Comentar