O ministro das Cidades, Jader Filho, participou, na manhã de ontem (27), da cerimônia de entrega do Certificado de HUB de Resiliência da iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (Making Cities Resilient 2030 - MCR2030), junto com a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Mami Mizutori, ao prefeito do município de Barcarena, José Renato Ogawa Rodrigues.
Os Hubs são cidades que contam com experiências inspiradoras na construção da resiliência a desastres com o comprometimento de apoiar outros municípios menos avançados.
“Esta é uma agenda muito importante para mim. Primeiro porque Barcarena está no meu Estado, e isto muito me honra. Segundo porque pautas de prevenção de desastres naturais e resiliência são fundamentais para o Governo Federal”, enfatizou o ministro Jader Filho.
Além de Barcarena, fazem parte dos 5 Hubs brasileiros as cidades de Campinas, Recife, Salvador e Porto Alegre. “Se não enfrentarmos nas cidades e entendermos que são as pessoas, que a gente precisa cuidar delas, dificilmente a gente vai resolver o problema do desmatamento”, falou. “O presidente Lula tem falado muito nesta questão para a discussão local e por isso temos que valorizar ainda mais a iniciativa de Barcarena”, completou o ministro.
Barcarena, no estado do Pará, é a primeira cidade na Amazônia a receber este título e ela assume o compromisso de se tornar uma cidade mentora para outros municípios.
“Agradeço a Organização das Nações Unidas (ONU) para Redução de Riscos de Desastres - UNDRR por reconhecer o nosso esforço por meio deste certificado, mas também por nos fazer participar de eventos pelo mundo inteiro adquirindo conhecimento para o município e proporcionando a oportunidade de poder disseminar isso para toda a região”, disse o prefeito da cidade paraense, José Renato Ogawa Rodrigues, ao receber o título da representante da ONU.
Rodrigues contou que a prefeitura começou a adotar as medidas da ODS em 2013 e, aos poucos, se tornou referência para os demais municípios brasileiros.
“Em um curto prazo priorizamos os investimentos em saúde, educação e assistência social, porque são as principais demandas da população. Após, a prefeitura começou a tratar de temas abstratos para a população como mudança climática, gestão de riscos e resiliências. Em 2021 foi assinado o primeiro compromisso com a iniciativa Construindo Cidades”, pontuou.
Ao entregar o certificado para o prefeito de Barcarena, a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Mami Mizutori, reforçou a importância deste título para o reconhecimento do compromisso com a agenda da ONU.
“Este é o 5º município brasileiro a se tornar um centro resiliente, a 9ª cidade nas Américas e uma das 25 no mundo. O que torna este prêmio único para Barcarena”, disse.
“A UNDRR teve a honra de acompanhar a jornada de resiliência do município, incluindo a criação de um comitê participativo para a resiliência na cidade. Barcarena utilizou muitas das ferramentas do MCR 2030 para identificar lacunas e caminhos para fortalecer a sua estratégia de resiliência local”, conclui Mami.
Comentar