A véspera do Círio reúne diversas procissões e uma delas contempla moradores de uma das principais rodovias de Belém, que liga a capital paraense ao distrito de Icoaraci.
A Romaria Rodoviária, procissão que ocorre na manhã do segundo sábado de outubro é uma demonstração de fé para Nossa Senhora de Nazaré. Com um percurso percorre de 15 quilômetros, a procissão tem uma estimativa de 500 mil pessoas, de acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré.
Criada em 1989 pelo Sindicato Das Empresas de Transporte de Cargas (Sindicarpa), com as primeiras romarias saindo do Monumento da Cabanagem, no Entroncamento. Em 91, a procissão saiu do Terminal de Cargas, localizado no bairro do Coqueiro. Somente em 92, a procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Círio na AP 2023 será celebrado nesta semana
- Posto irá atender permissionárias e ambulantes
- Família doa café da manhã a sete mil romeiros do Círio
Na chegada da procissão, a imagem é conduzida até um palco que está montado no trapiche. Após uma benção especial, ela segue ao navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, de onde parte para a Romaria Fluvial, o chamado “Círio das Águas”.
Comentar