Policiais militares do Pará estão passando por uma capacitação para o uso de câmeras corporais, também conhecidas como "Body cam", que foram adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Mais de 600 policiais militares estão participando do treinamento, que ocorre no 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM) e se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 29.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o objetivo dessa capacitação é preparar os agentes para a utilização das câmeras corporais durante rondas e abordagens policiais, visando aumentar a transparência das ações policiais e fornecer evidências em situações que envolvem abordagens, prisões e outros procedimentos. Os policiais estão aprendendo a operar esses dispositivos, incluindo como usá-los, carregá-los e identificar vídeos de acordo com as contravenções penais observadas durante as abordagens.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Paysandu: Hélio define hoje o time que encara o Botafogo-PB
- Paysandu recebe apoio da torcida antes de viajar ao Nordeste
- Basquete paraense celebra escolha do pré-olímpico em Belém
“Estamos iniciando essa capacitação para os agentes da Polícia Militar, para que assim, eles possam conhecer melhor o equipamento e utilizá-lo durante as ações policiais desenvolvidas pela corporação”, afirmo o titular da Segup.
O uso das câmeras corporais é visto como uma ferramenta importante para respaldar as ações policiais e fornecer provas sólidas em procedimentos judiciais. Além disso, as câmeras ajudarão a aumentar a transparência das atividades da polícia.
"Com elas (as câmeras) não só ampliamos a transparência da atividade policial, mas também garantimos aos nossos agentes, a legalidade das ações do Estado. É muito importante poder fortalecer os mecanismos de atuação da polícia, para que assim, possamos garantir a eles a melhor forma de exercer a sua missão nas ruas tendo a comprovação dos seus atos", esclareceu Machado.
EVENTO TESTE
O início dos testes com as câmeras corporais está programado para coincidir com o jogo do Paysandu pela Série C, contra Amazonas, que acontecerá em 1º de outubro, no Mangueirão, pela Série C do Campeonato Brasileiro, e também nas operações de segurança relacionadas ao Círio de Nazaré 2023.
O tenente-coronel Marcelo Mangas, subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, destacou que o objetivo do curso de capacitação é garantir que os policiais aprendam a manusear as câmeras corporais, que serão adotadas como parte da rotina de trabalho da polícia.
“O objetivo desse curso é fazer com que eles aprendam a manusear as câmeras corporais, que é uma realidade que nós vamos adotar, inclusive, iniciar os testes a partir do dia 1º de outubro com o jogo do Paysandu pela série C, e posteriormente no Círio de Nazaré. A partir disso, nós vamos começar a operacionalizar as câmeras na rotina do nosso policiamento. O equipamento será muito úteis para todos, pois todas as ações do policial militar serão registradas, e consequente tantos os agentes quanto a sociedade em geral serão beneficiados com essa aquisição”, falou o subcomandante.
O Pará é considerado pioneiro no uso de câmeras corporais, com um processo de licitação em andamento para a aquisição de mais de 3 mil novas câmeras para uso das forças de segurança. O estado se destaca entre os sete estados do Brasil que já utilizam essas câmeras corporais em suas ações de segurança, de acordo com dados divulgados pelo portal Monitor da Violência do G1.
Comentar