A mais longa procissão da quadra nazarena é uma das mais novas romarias do Círio de Nazaré, evento este que anuncia a grande festa dos paraenses.
Este ano, o Traslado para Ananindeua chega a sua 30ª edição no calendário oficial do Círio de Nazaré 2023, uma procissão marcada por devoção, bênçãos e graças, com seus 50 quilômetros a serem percorridos. Segundo a Diretoria do Círio, a estimativa de público é de 1,5 milhão de pessoas.
Criada em 1992, o Traslado tinha seu início no Monumento da Cabanagem e percorria a BR-316 até a igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Com o passar do tempo, a romaria foi ganhando adaptações.
CONTEÚDO RELACIONADO
- “É Claro que Ela Vem” abre a semana do Círio de Nazaré 2023
- Círio de Nazaré 2023: Berlinda de 59 anos passa por restauro
- Promessa de Círio é cumprida há 26 anos por pai cheio de fé
Uma delas foi o horário: a saída da procissão era prevista para ao meio-dia da Basílica Santuário de Nazaré. Com um percurso de até 48 quilômetros, a procissão era encerrada por volta de 23h em Ananindeua, o que gerou mudanças até se chegar ao formato atual.
A saída da procissão é marca para às 8h da manhã da Basílica, com chegada prevista às 18h, em Ananindeua. A pedido do então arcebispo de Belém, Dom Orani Tempesta, a cidade de Marituba passou a ser incluída na procissão e assim, várias paróquias da região metropolitana de Belém ganham um momento especial com a padroeira dos paraenses.
Em 2013, um fato curioso ocorreu no Traslado: a imagem ficou solta na berlinda e teve de ser segura pelo então diretor da festa, Kleber Vieira para não tombar. Após um ajuste, a imagem ficou segura na berlinda e a procissão foi iniciada.
Em 2020, a romaria não foi realizada devido a pandemia da covid-19, voltando no ano seguinte com um trajeto diferente do normal. Para este ano, os preparativos estão em fase final, entre a Diretoria da Festa e diversas autoridades.
Comentar