plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$

home
AJUSTES

Corda do Círio de Nazaré 2023 vai passar por revisão

Revisão da Corda do Círio de Nazaré 2023 será realizada pela Guarda de Nazaré no próximo sábado, em Belém

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Corda do Círio de Nazaré 2023 vai passar por revisão camera Corda do Círio passará por revisão antes de sair na Trasladação e Círio | Salim Wariss / Guarda de Nazaré

Depois de ser fabricada e entregue à Diretoria da Festa, a corda do Círio de Nazaré 2023 passará por uma revisão antes de ganhar às ruas no segundo final de semana de outubro.

A peça de 800 metros passará por vistoria no próximo sábado (23), no Santa Catarina de Sena, no centro de Belém. Todo o trabalho de revisão será realizado pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, com supervisão da Diretoria do Círio.

Os homens da Guarda irão medir e dividir a corda de acordo com as estações e os núcleos da cabeça e da berlinda, com a missão de deixar o objeto pronto para a Trasladação e para o Círio. O cuidado especial vai para o atrelamento, parte que é feita o processo que une as estações com a berlinda.

CONTEÚDO RELACIONADO

Após o procedimento, a corda ficará em exposição na Estação das Docas para que devotos e turistas possam vê-la de perto antes de ser puxada pelos romeiros, sendo uma das maiores tradições do Círio.

📷 |Salim Wariss / Guarda de Nazaré

HISTÓRIA

A corda foi introduzida no Círio de 1885, quando a berlinda atolou na rua onde hoje fica a Boulevard Castilhos França. Em 1926, ela foi retirada da procissão pelo então arcebispo Dom Irineu Jofily, mas a corda voltou em 1931 após a pressão popular pela saída do bispo. O formato da corda foi de U até 2004, quando passou a ser em formato de um terço, esta sendo adotada atualmente.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias