Depois de ser fabricada e entregue à Diretoria da Festa, a corda do Círio de Nazaré 2023 passará por uma revisão antes de ganhar às ruas no segundo final de semana de outubro.
A peça de 800 metros passará por vistoria no próximo sábado (23), no Santa Catarina de Sena, no centro de Belém. Todo o trabalho de revisão será realizado pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, com supervisão da Diretoria do Círio.
Os homens da Guarda irão medir e dividir a corda de acordo com as estações e os núcleos da cabeça e da berlinda, com a missão de deixar o objeto pronto para a Trasladação e para o Círio. O cuidado especial vai para o atrelamento, parte que é feita o processo que une as estações com a berlinda.
CONTEÚDO RELACIONADO
- "É Claro que Ela vem" abre a semana do Círio de Nazaré 2023
- Círio de Nazaré 2023: berlinda de 59 anos passa por restauro
- Promessa do Círio é cumprida há 26 anos por pai cheio de fé
Após o procedimento, a corda ficará em exposição na Estação das Docas para que devotos e turistas possam vê-la de perto antes de ser puxada pelos romeiros, sendo uma das maiores tradições do Círio.
HISTÓRIA
A corda foi introduzida no Círio de 1885, quando a berlinda atolou na rua onde hoje fica a Boulevard Castilhos França. Em 1926, ela foi retirada da procissão pelo então arcebispo Dom Irineu Jofily, mas a corda voltou em 1931 após a pressão popular pela saída do bispo. O formato da corda foi de U até 2004, quando passou a ser em formato de um terço, esta sendo adotada atualmente.
Comentar