Na tarde do último sábado (16), a aeronave com 12 integrantes de um grupo de pesca esportiva e dois tripulantes caiu durante uma tentativa de pouso na pista e resultou na morte de 14 pessoas.
Um vídeo gravado minutos antes do acidente mostra a violenta tempestade que assolava o Aeroporto de Barcelos, situado no coração da Amazônia. Com ventos intensos e visibilidade praticamente nula, as condições eram extremamente desafiadoras para operações aéreas.
Barcelos, atravessada pelo Rio Negro, é um destino consagrado entre pescadores que anseiam explorar a exuberância da Amazônia. Durante as temporadas de pesca, que compreendem os meses de setembro a fevereiro, muitos desses entusiastas visitam a região nos finais de semana em busca de suas capturas.
O avião, captado no vídeo, conseguiu pousar poucos instantes antes do agravamento das condições meteorológicas. Em contrapartida, outras aeronaves optaram por abortar suas tentativas de pouso. O trágico incidente envolveu uma aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, que partiu de Manaus com destino a Barcelos.
Os corpos das vítimas foram removidos da área do acidente, que agora passa por minuciosa perícia, e serão posteriormente identificados por seus familiares.
Comentar