O tradicional torneio de Gaymada agitou a tarde deste domingo, 3, na Aldeia Cabana David Miguel, no bairro da Pedreira. A competição fez parte da programação do Diversiday, organizada pelo grupo LGBTI+ do Pará, com o apoio da Prefeitura de Belém.
A Gaymada consiste na prática da queimada, esporte coletivo que tem o objetivo de eliminar os membros das equipes adversárias. O torneio contou com seis equipes de diversos bairros, como Barreiro, Pedreira e Tapanã, além de grupos do município de Ananindeua.
O autônomo Jailson Nascimento, de 29 anos, é integrante do time do Barreiro. O jovem é praticante da modalidade há anos. "Eu acho que é uma boa iniciativa a realização desses torneios. É muito valorizada a gaymada, que todo ano é tradição aqui. A gente gosta mesmo do esporte, praticar mesmo", comentou.
Além da Gaymada, a programação do Diversadey contou com shows e apresentações. O eventos são preparatórios para a Parada LGBTI+ de Belém, que será no dia 24 de setembro, comentou Vitor Amoras, membro do Grupo LGBTI+ do Pará.
"Nós programamos um mês de evento, todos alusivos à parada no final de setembro. Hoje estamos promovendo o Diversiday, que está oferecendo esporte e lazer, além de shows culturais".
Toda a pré-programação e a Parada LGBTI+ no final de setembro tem o apoio da Prefeitura de Belém, explicou Jane Patrícia Gama, titular da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS).
"A Prefeitura apoia a programação, por meio de diversas secretarias. E o mês inteiro será assim. Na sexta-feira, 29 de agosto, tivemos uma ação no Mercado de Carne, com emissão de RG, atendimento jurídico, atendimento de saúde, roda de conversa, tudo realizado já pensando na programação da parada LGBTI+ de Belém".
Comentar