plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$

home
REPÓRTER DIÁRIO

Frutos da melhoria na segurança são colhidos em Belém

Belém se tornou uma das cidades mais seguras do Brasil no governo de Helder Barbalho

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Frutos da melhoria na segurança são colhidos em Belém camera Recente pesquisa MySide (com dados estatísticos do IBGE), que coloca Belém entre as sete cidades mais seguras do Brasil | Reprodução/PM

Quem viveu os tensos anos de violência explícita nas ruas de Belém, principalmente entre 2014 e 2017, sabe o valor de um policiamento rigoroso e a presença do aparato do Estado no combate à criminalidade. A recente pesquisa MySide (com dados estatísticos do IBGE), que coloca Belém entre as sete cidades mais seguras do Brasil, reflete o forte investimento do governo Helder Barbalho em segurança pública, a partir de 2017, fazendo com que a capital paraense deixasse de frequentar rankings de criminalidade, figurando até entre as mais violentas do mundo.

POLICIAMENTO

Nos últimos cinco anos, a Polícia Militar reforçou as ações de policiamento preventivo e ostensivos em todas as regiões do Estado. Para isso, a instituição recebeu novos equipamentos, armamentos, veículos, construção de novas unidades administrativas e operacionais e, principalmente, na valorização e capacitação de seus agentes. Com essa reestruturação da PM, por meio de seu Departamento Geral de Operações (DGO), foi possível desenvolver diversas ações de combate à criminalidade pelas unidades ou em parceria com outras instituições responsáveis pela segurança pública.

SAÚDE

Uma megaoperação desencadeada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde pretende realizar um diagnóstico completo da atual situação do sistema de saúde dos 17 municípios marajoaras a fim de ampliar os repasses de recursos e melhorar o atendimento aos mais de 600 mil habitantes do arquipélago. Em reunião entre os representantes públicos com o presidente da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), Guto Gouvêa, e do secretário especial da região, Jaime Barbosa, foi traçada a ação, que terá 15 dias de duração no mês de setembro.

MANGUEZAIS

Nos próximos dias 4 e 5 de setembro, será realizada em Belém a I Conferência dos Manguezais Amazônicos, cuja finalidade é reunir os guardiões dos manguezais do litoral paraense. A conferência é organizada pela Associação Rare do Brasil em parceria com as Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinha do Pará e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos. O foco é a valorização e conservação dos territórios costeiros amazônicos, com ênfase nos manguezais.

LEIA TAMBÉM:

+ Vídeo: Criança desaparecida é resgatada dentro de poço

+ Operação apreende uma tonelada de supermaconha no Pará

+ Conheça os influenciadores que exaltam o Pará com bom humor

EXPOSIÇÃO

A Associação Rural da Pecuária do Pará anuncia a realização da 55ª Expopará, de 9 a 15 de outubro, no Parque de Exposição do Entroncamento, agora com prédio administrativo e pórtico de acesso pela avenida João Paulo II. A programação inclui palestras, cursos, leilões, exposição de animais de raças nobres, além de capacitações, inovações, difusão de novas tecnologias e melhoramentos genéticos. A grande novidade será o Festival Gastronômico, com degustação de pratos típicos do Pará e do Marajó, além de churrasco com cortes de carnes nobres, bebidas, doces e quitutes da região.

BIBLIOTECA

Com a obra de reforma do prédio da Câmara Municipal, Belém vai ganhar uma nova Biblioteca Pública e um Memorial dos Anais do Legislativo Municipal. O projeto de resolução já foi aprovado nas Comissões Permanentes da Casa e deve ser aprovado nas próximas sessões em plenário pelos parlamentares. O objetivo é abrir mais espaços para a população e, em especial, os estudantes da capital paraense. O projeto é de autoria do presidente da CMB, vereador John Wayne (MDB).

LINHA DIRETA

Em participação neste sábado (02), na Expert XP 2023, em São Paulo, o governador Helder Barbalho informou que o Pará quer contar com a participação efetiva do setor privado na recuperação de áreas de floresta degradadas.

No encontro, considerado o maior festival de investimentos do mundo, o chefe do executivo estadual paraense avaliou que a medida ajudará a dar impulso a novos negócios socioambientais. Helder reforçou que há um planejamento previsto pelo Estado no restauro das áreas que foram alvo de atuação ilegal, como a grilagem.

Um adolescente de 15 anos foi retirado de trabalho análogo à escravidão em operações conjuntas da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho, no interior do Pará.

O menor faz parte de um grupo de mais de 200 trabalhadores flagrados em diversas irregularidades trabalhistas durante cinco operações – denominadas operação Zacimba Gaba – em cinco fazendas, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com uma série de oportunidades abertas para pesquisadores interessados em ingressar em cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado. Há oportunidades nas áreas de Ciências Humanas, Comunicação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Meio Ambiente.

A primeira sexta-feira de setembro ofereceu ao público mais uma noite de contato direto com a história de Belém, na quarta edição do Projeto “Uma Noite no Museu”, promovido pelo Governo do Pará. O evento atraiu centenas de pessoa e já é sucesso.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias