Sem a pressão natural pela classificação, o Paysandu, que garantiu seu avanço a 2ª fase da Série C do Brasileiro, com uma rodada de antecedência para o final da etapa inicial do campeonato, volta a campo, neste sábado (26), às 16h, no estádio Batistão, em Aracaju, para enfrentar o Confiança-SE. Embora esteja assegurado na fase de quadrangulares, o Papão tem pelo menos um objetivo na partida: somar três pontos para tentar encerrar sua participação entre os quatro primeiros colocados do G8 e ter vantagem na próxima etapa. Já o time da casa tem ambição bem maior: a permanência na Terceirona.
Mas, para fechar a 19ª rodada da 1ª fase da Série C entre os quatro primeiros colocados, que decidirão suas classificações no quadrangular em casa, o Papão não depende apenas de si. Além de vencer, a equipe bicolor, que ocupa a 5ª colocação na classificação, com 29 pontos, precisa torcer por uma derrota do Brusque-SC, Volta Redonda-RJ ou Amazonas-AM, que ocupam a 2ª, 3ª e 4ª colocações, com 31, 30 e 29 pontos, respectivamente. Os concorrentes enfrentam, também neste sábado, pela ordem, o Operário-PR, Aparecidense-GO e CSA-AL.
Para o Confiança, 10º colocado, com 25 pontos, a partida é de vida ou morte dentro do campeonato. A equipe sergipana ainda alimenta chances de seguir na competição, mas tem a concorrência do Náutico-PE, 9º colocado, com 26 pontos, São José-RS e São Bernardo-SP, 28 pontos, 7ª e 8ª colocados, respectivamente. Na briga pela classificação, o Confiança, de acordo com os cálculos do site Chance de Gol, é quem conta com a menor possibilidade: 12,1%.
Apesar da probabilidade de classificação conspirar contra o time sergipano, o técnico Luizinho Vieira e seus jogadores não deixam de confiar em um final feliz para o time na 1ª fase da Terceirona. “Como eu não sou matemático, acho que é real a possibilidade de chegar à classificação, porque a gente vai jogar na nossa casa, com estádio cheio”, afirma o treinador, dando de ombros para as projeções dos sites especializados. Mas, mesmo estando classificado antecipadamente, o Papão, com um time bastante modificado, não abre mão de uma vitória.
O resultado positivo, além de colocar o Papão na briga por uma das quatro primeiras posições da classificação, também servirá de motivação para o início da caminhada da equipe na etapa seguinte do campeonato. Isso sem se falar que o grupo ambiciona melhorar o seu aproveitamento na condição de visitante no campeonato, que é de apenas 25%, com apenas uma vitória e três empates.
Comentar