Dentro do projeto "Ministério das Cidades Itinerante", a população fica mais próxima do Governo Federal e apresenta propostas para uma melhor qualidade de vida das pessoas, em busca de dignidade.
Nisso, a cidade de Tucuruí, sudeste do Pará recebeu o ministro das Cidades, Jader Filho, e diversas autoridades, nesta quinta-feira (24), com o seminário "Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento".
Além do ministro, estiveram presentes no encontro diversos representantes dos municípios que compõem a região do lago de Tucuruí: Itupiranga, Breu Branco, Jacundá, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Pacajá, Tailândia, Baião e Nova Ipixuna.
O seminário anunciou a retomada do projeto "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal, com políticas públicas de desenvolvimento social e urbano nas cidades e periferias da região amazônica. A cerimônia contou ainda com indígenas do povo Assurini, da aldeia Trocará, que realizaram uma cerimônia de boas vindas às autoridades.
Além de Jader Filho, estiveram presentes outros secretários nacionais que abordaram temas que foram desenvolvidos durante o seminário: Carlos Tomé Jr. (Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano - SNDUM), Denis Andia (Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana - SEMOB), Guilherme Simões (Secretaria Nacional das Periferias - SNP) e Leonardo Picciani (Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA), além de Rodrigo Dalvi, representando a Secretaria Nacional de Habitação (SNH) fizeram a apresentação dos painéis temáticos e tiraram dúvidas dos presentes no evento.
"Hoje vocês puderam ter a oportunidade de ouvir nossos secretários que apresentaram os programas do presidente Lula que foram retomados e recriados para atender as pessoas que mais precisam, como o Minha Casa Minha Vida. Se a gente quer, de fato, reduzir as desigualdades e proporcionar a conquista da casa própria para os brasileiros, o Minha Casa Minha Vida não pode ser um programa de partido, mas sim um programa permanente de estado", disse Jader Filho.
O ministro adiantou que terrenos da região já estão em andamento sobre a construção de unidades habitacionais do programa do Governo Federal, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional local.
"A Caixa já está fazendo a análise dos terrenos, como em Jacundá e Tucuruí, para que o Minha Casa Minha Vida possa chegar na região do Lago de Tucuruí. Para isso, conto com o apoio dos prefeitos da região na luta para reduzir ou zerar o déficit habitacional. Agradeço pelo apoio de deputados e deputadas como a Andréia Siqueira na realização das políticas do governo do presidente Lula voltadas aos brasileiros. Estamos trabalhando junto com os prefeitos, com o governador Helder Barbalho e todos que querem fazer do Estado do Pará ainda melhor, com mais crescimento, desenvolvimento, renda, emprego e qualidade de vida para os paraenses", completou o Ministro das Cidades.
Comentar