O calendário esportivo em Marabá, no sudeste paraense, começou com o pé direito neste domingo (20). Aconteceu a corrida e caminhada para comemorar os 25 anos de atuação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Apae, no município. O evento inicia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A semana é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 e suas comemorações visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
A largada da corrida e caminhada se deu exatamente às 6h30 da manhã e foram percorridos três quilômetros de caminhada e cinco de corrida, em um trajeto no Núcleo Cidade Nova, com largada e chegada em frente à sede da própria instituição. Pelo menos 300 pessoas se inscreveram para participar tanto da corrida quanto da caminhada. Alunos especiais da Apae também participaram em uma categoria especial.
Veja também:
Novo técnico do Águia deve ser apresentado ainda em setembro
Vídeo: Simone tem show cancelado por falta de público
Mãe de Larissa Manoela chora e pede para ter filha de volta
Na categoria masculina da corrida, o vencedor foi o marabaense Marcone Lima dos Santos, com o tempo de 17 minutos e 33 segundos. Na categoria feminina, Taynara Oliveira, de 17 anos, estudante da escola militar Rio Tocantins, foi a campeão com o tempo de 25 minutos.
No masculino, categoria especial, Francisco Santana venceu e na feminina, Larissa Brito Lima, chegou em primeiro.
De acordo com Socorro Cavalcante, diretora da Apae em Marabá, o evento teve como tema "Conectar, somar e promover a inclusão social", com o intuito justamente de incluir os estudantes da Apae junto à comunidade marabaense. "A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência começa esta semana, e nada melhor que promover a saúde, a inclusão, com um evento como esse", destacou.
Comentar