plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$

home
PRODUTIVIDADE

Aprovado projeto de Jader em prol da agricultura familiar 

PL indica abertura de linha de crédito específica para a recuperação de solos e pastagens em propriedades e foi aprovado em comissão. Senador diz que objetivo ainda é incentivar a preservação de áreas naturais

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Aprovado projeto de Jader em prol da agricultura familiar  camera Projeto de Jader modifica Polícia Nacional da Agricultura Familiar | Agência Senado

O projeto de lei que inclui a assistência material e abertura de crédito para recuperação de solos e pastagens para o agricultor familiar vai ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O projeto foi aprovado pelo plenário da Comissão de Reforma Agrária, e segue em regime terminativo para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ou seja, sem necessidade de passar pelo Plenário. Sendo aprovado, vai para apreciação da Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA) o PL 1103/2022 prevê a alteração da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, e inclui a abertura de linha de crédito específica para a recuperação de solos e pastagens em propriedades familiares.

Na Comissão de Reforma Agrária foi relatado pelo senador Beto Faro (PT-PA), que deu parecer favorável à proposta. O senador Jader comemorou o avanço do projeto de lei proposto. Segundo ele, os custos ambientais e sociais da recuperação de pastagens degradadas são bem menores do que a implantação de novas pastagens em locais ainda cobertos por vegetação nativa.

Leia mais:

Ministério das Cidades vai gerir maior parte da verba do PAC

Pará ajuíza ação contra reajuste de 16% na tarifa elétrica

INCENTIVO

Jader Barbalho explica que o objetivo é incentivar, indiretamente, a preservação das áreas naturais, ainda inalteradas, “ao mesmo tempo em que contribui para aumentar a produtividade de áreas já alteradas e com baixa produtividade, ou improdutivas do ponto de vista agrícola, por meio do uso de tecnologias mais intensivas”.

No ano passado, o Centro de Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o custo de recuperação das pastagens degradadas no Brasil demanda um total de R$ 383,77 bilhões. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacou, em dezembro de 2021, que cerca de 33% do solo em nível global está em nível moderado ou altamente degradado.

Agricultura familiar é importante para a subsistência da população e preservação ambiental
📷 Agricultura familiar é importante para a subsistência da população e preservação ambiental |Mauro Ângelo

Na agricultura familiar a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, que é seu local de trabalho e de moradia.

Esses agricultores, segundo especialistas, representam um segmento com potencial para contribuir com a transição para a economia de baixo carbono já que trabalham na terra com diversidade de cultivos e técnicas de baixo impacto ambiental.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias