No período de 14 a 17 de agosto, a capital paraense receberá a primeira edição do “Programa Gestores em Movimento”, com aulas presenciais, na Sala Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP). Idealizado e coordenado pelo maestro e compositor João Guilherme Ripper, o projeto sucede o "Programa Gestores", criado durante última gestão de Ripper à frente da Sala Cecília Meireles.
O projeto é destinado a músicos e administradores da área da cultura interessados na capacitação e na gestão de salas de concerto e teatros. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
O programa tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura e realização da Associação dos Amigos da Sala Cecilia Meireles, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
A primeira edição do “Programa Gestores em Movimento”, acontecerá em Belém do Pará, com aulas presenciais, no período de 14 a 17 de agosto de 2023, na Sala Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), acompanhamento on line durante a segunda quinzena de agosto e primeira de setembro e apresentações presenciais entre 27 e 29 de setembro.
O Programa é dividido em 3 módulos. O primeiro módulo inclui palestras e tutoriais com profissionais conceituados que atuam em áreas artísticas diversas, áreas administrativas e de produção de salas de concertos de todo o Brasil.
Leia mais:
Academia Jovem Concertante se apresenta no Theatro da Paz
Museu de Arte Urbana leva Amazônia à Street Art em Belém
O segundo módulo dividirá os participantes em três equipes para a elaboração de programação musical a partir de parâmetros conceituais, artísticos e financeiros previamente definidos. Nesta fase, cada equipe se transforma em uma sala de espetáculos e deve escolher um nome fantasia, elaboração de missão, visão artística, criação de logotipo e um plano de comunicação. Cada sala-oficina recebe um orçamento para despesas artísticas, de produção e divulgação das séries de concertos que serão criadas no módulo 3.
No terceiro e último módulo as equipes elaboram o conteúdo artístico solicitado de acordo com metas e prazos. Esta fase compreende a criação, produção e realização de uma temporada de concertos real.
De acordo com o maestro João Guilherme Ripper, a ideia do programa surgiu da necessidade de formar produtores que gostem e entendam de música de concerto para que consigam ampliar o acesso à cultura e trabalhem a formação de plateia qualificada.
“O Programa Gestores em Movimento nasceu de minha vontade de compartilhar a abordagem dinâmica e artística da gestão de salas de concertos ou de teatros de ópera, procurando sempre associar conhecimentos musicais a procedimentos da boa administração”, afirmou João Guilherme Ripper.
Associando conhecimentos de administração de projetos, planejamento financeiro e artístico, história da música e ações de produção e pós-produção, o objetivo é capacitar novos gestores e programadores de salas de concerto. O público-alvo é administradores da área da cultura, estudantes de graduação e pós-graduação em música, de instituições de ensino musical e de outras áreas com conhecimento em música clássica e interesse em gestão.
SERVIÇO:
A inscrição é gratuita e será realizada por meio de preenchimento do formulário eletrônico e envio de currículo. Formulário de inscrição: https://www.gestoresmovimento.com.br/
Comentar