O presidente Luiz Inácio Lula da (PT) se reúne nesta terça-feira (08) com outros sete representantes dos países amazônicos, que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para a Cúpula da Amazônia, realizada no Hangar, em Belém (PA).
ASSISTA AO VIVO:
A programação está prevista para ser iniciada às 9h, com a reunião dos chefes de Estado, mas momentos antes Lula recorreu às redes sociais para compartilhar suas primeiras impressões e expectativas para um dos maiores eventos amazônicos.
VEJA TAMBÉM:
+ Presidente venezuelano Nicolás Maduro cancela viagem a Belém
+ Cúpula da Amazônia: países reunidos hoje fazem parte da OTCA
HISTÓRICO
O presidente também realizou a sua live matinal, o programa "Conversa com o Presidente", direto do Hangar:
No primeiro momento, o presidente antecipou que o encontro da Cúpula começou antes mesmo de hoje, com a realização dos Diálogos Amazônicos, também realizado na capital paraense, nos dias 4, 5 e 6 de agosto.
“O encontro da Cúpula já começou antes mesmo de hoje. É um marco. Passaram mais de 26 mil pessoas que representam os movimentos sociais para debater desenvolvimento sustentável e transição energética nos Diálogos Amazônicos. É histórico o que estamos fazendo em defesa da Amazônia e sua população”, disse Lula.
O presidente reforçou que falar sobre Amazônia significava discutir a vida animal que dela depende, além da flora e as pessoas que estão entrelaçadas a ela. “É por elas que estamos aqui”, frisou.
Veja o pronunciamento completo:
O encontro da Cúpula já começou antes mesmo de hoje. É um marco. Passaram mais de 26 mil pessoas que representam os movimentos sociais para debater desenvolvimento sustentável e transição energética nos Diálogos Amazônicos. É histórico o que estamos fazendo em defesa da Amazônia…
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2023
O problema da Amazônia não está só na copas das árvores, mas o que está embaixo. São os animais, a flora e as pessoas que vivem e precisam de uma vida digna. É por elas que estamos aqui neste encontro.
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2023
Na Amazônia tem muita gente que vive de caça, de pesca, colhendo castanha, vivendo de trabalho manual. São pessoas pobres mas que vivem um outro modo de vida. Elas precisam ter qualidade de vida. Por isso que estamos aqui. Para ter os rios limpos, floresta em pé e combatendo o…
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2023
Não falta local de participação popular no nosso governo para falar das necessidades da Amazônia. Temos Ministério do Meio Ambiente, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos. E faremos as conferências necessárias ainda este ano para ouvir a população. Vamos…
— Lula (@LulaOficial) August 8, 2023
Comentar