A Cúpula da Amazônia, encontro de autoridades de países e estados que fazem parte da Amazônia legal e continental, irão se reunir em Belém nos dias 8 e 9 de agosto em Belém do Pará. A participação mais recente confirmada para o evento e a do presidente da COP 28, o sultão Ahmed al-Jaber.
A informação foi dada após conversa do presidente Lula com o Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, quando o governante confirmou a presença do Sultão. Ahmed al-Jaber está responsável pela COP 28, que acontece em novembro deste ano.
+ Agenda da COP 28 terá debate sobre diversificação energética
+ Exigência de honestidade na crise climática
Na ocasião, Lula também convidou o Xeique para participar do encontro sobre o clima e o meio ambiente, porém Al Nahyan agradeceu dizendo que virá em 2024. Os dois também falaram sobre os desafios trazidos pelas mudanças climáticas, a proteção ao meio ambiente e a transição energética, entre outros assuntos que serão debatidos durante a COP-28, em Dubai.
A CÚPULA DA AMAZÔNIA
Marcada para os dias 8 e 9 de agosto em Belém do Pará, cidade que também será sede da COP 30, em novembro de 2025. Durante o evento do mês que vem, representantes de 8 países Sul-Americanos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que compartilham a Amazônia em seus territórios, além de convidados de outros países, irão discutir sobre as questões climáticas, florestais e ambientais do mundo.
Segundo o presidente Lula, a intenção do encontro é balizar a discussão que será levada à COP-28. “O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram 100 bilhões de dólares em 2009 e até hoje não saiu”, afirmou Lula.
Comentar