plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
MACRODRENAGEM

Hana fiscaliza obras no canal da Mundurucus em Belém

Governadora em exercício Hana Ghassan esteve no bairro da Terra Firme nesta quarta-feira (12) para vistoriar o andamento das obras na área do canal da Rua dos Mundurucus.

twitter pinterest whatsapp Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hana fiscaliza obras no canal da Mundurucus em Belém camera Hana Ghassan visitou o canteiro de obras ao lado do titular da Seop, Ruy Cabral | Bruno Cecim/Agência Pará

Nesta quarta-feira (12), a governadora em exercício Hana Ghassan visitou as obras de reconstrução do Canal da Mundurucus, em Belém. Acompanhada do secretário de Obras do Estado, Ruy Cabral, Hana fiscalizou o andamento dos serviços e as benfeitorias para a população. A previsão de entrega é para janeiro de 2024.

“É uma obra muito importante para toda a cidade e para cerca de 300 mil beneficiados, e há 20 anos esperada pela população. O projeto contempla melhorias do sistema de drenagem, viário, acessibilidade, estamos fazendo abastecimento de água, coleta de esgoto, então é uma macrodrenagem total aqui na área do Tucunduba. E, além disso, nós geramos empregos à mão de obra da própria comunidade, que é outro fator muito importante que a gente precisa ressaltar. Nesta obra, são 1.409 empregos gerados e é importante a gente dar renda para nossa população. Então, além de benefícios de acessibilidade, há melhoria da equidade, da questão da saúde e da segurança, porque os veículos [ambulâncias e viaturas] podem passar, são muitos benefícios. A gente tem o prazo de janeiro de 2024 para poder entregar essa obra aqui. A macrodrenagem já está 60% concluída e continuamos trabalhando em ritmo acelerado para que a gente possa, o mais rápido possível, entregar para a população”, ressaltou Hana Ghassan.

Veja também:

Nova Avenida Ananin valoriza imóveis e melhora segurança

Com ações, Pará deixa o posto de estado que mais desmata

A obra executada pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), reconstrói o Canal ao longo de quase 700 metros no trecho da avenida Teófilo Conduru até à avenida Tucunduba, uma área que compreende um grande volume de habitação, pedestres e veículos. Moradora e comerciante há 40 anos, dona Edna Costa comemora a chegada do benefício para todos os residentes do Canal.

“A obra está ótima, pois quando mudamos pra cá, era só mato e ponte. E agora a gente tá vendo o trabalho e está muito bom. Aqui vai ficar muito lindo, não vamos precisar mais colocar o pé na lama e esse Canal vai deixar o local mais bonito ainda”, afirmou a moradora.

O projeto tem como finalidade minimizar os impactos causados pelas enchentes, uma vez que o Canal tem como função conduzir as águas pluviais e residuais, do mesmo modo, que também assegura maior infraestrutura, mobilidade urbana e qualidade de vida para os moradores. Este novo equipamento urbano irá beneficiar diretamente quem reside na área, mas principalmente os bairros do Guamá e Terra Firme, como destaca o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

“Uma obra de 700 metros onde estamos requalificando o canal, melhorando o sistema viário, acessibilidade, sinalização, melhorando o saneamento, dando qualidade de vida para essas 300 mil pessoas que são contempladas diretamente pelo projeto da macrodrenagem. Por isso é importante enfatizar que nós vamos continuar a avançar porque isso é um compromisso do Governo do Estado na melhoria da qualidade de vida, na acessibilidade, na valorização do cidadão e o importante é trazer a qualidade de vida, resolvendo o problema dos alagamentos de forma definitiva, o que era comum nesta região e que hoje nós conseguimos em grande parte resolver e vamos continuar avançando”, disse o gestor da Seop.

E os impactos já podem ser sentidos pelos moradores da área. Dona Raquel Costa Almeida conta como era a realidade antes das intervenções.

"Moro aqui há anos e era tudo igapó, era tudo lama, ponte e hoje, graças a Deus, estamos vendo o trabalho acontecer, um trabalho muito maravilhoso. Aqui, geralmente, tínhamos que sair com cuidado, nossas casas eram todas altas e para trabalhar era o maior sacrifício. Estamos na expectativa de que a nossa rua vai ficar muito bonita, muito maravilhosa”, disse a moradora.

COMPROMISSO

Em 2008, a obra começou a ser executada pelo governo do Estado, mas pouco avançou, e novamente os trabalhos foram paralisados. Em 2019, com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida aos moradores de Belém, mobilidade urbana e minimizar os problemas de alagamento em diversos bairros, o Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), retomou os serviços e já entregou os trechos que compreendem o perímetro entre as ruas: São Domingos e Mundurucus, da Mundurucus e 2 de Junho, da 2 de Junho e Vileta e os canais da União e Timbó, este último entregue em janeiro de 2023.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias